domingo, 7 de outubro de 2012

Dia 7: Rotinas de cuidar-de-mim: automassagens diárias

Uma das rotinas de cuidar-de-mim que adaptei de Dominique Loreau e que pus em prática desde este verão, as automassagens, revelou-se muito mais simples de incluir na minha rotina matinal que eu esperava.
 
Esta autora aconselha-nos a escovar bem o corpo antes do banho. Na prática é integrar na hora do banho uma esfoliação que nos liberta das células mortas, que funciona também como uma massagem superficial da pele e que nos perrmite ainda poupar água e sabonete. Ou seja, já na banheira e antes de abrir a torneira, fazemos uma boa escovagem em todo o corpo, com mais força nas zonas em que a pele se encontra mais calejada: cotovelos, joelhos, calcanhares. Depois é só passar o corpo por água, utilizando muito pouco ou nenhum sabonete, com exeção evidentemente das zonas em que o nosso corpo expele a sujidade. Depois devemos retirar o excedente de água com as mãos e passar um creme ou um óleo hidratante por todo o corpo. A aplicação do creme também deve funcionar como uma automassagem. No seu conjunto estas duas massagens funcionam também como um exercício de equilíbrio e flexibilidade. O rosto apenas deve ser passado por água, para quem for fã de água como eu, e depois hidratada.

Comprei então uma excelente escova (aliás 3, uma para cada uma das minhas irmãs de prenda de Natal de há dois anos atrás! e que não acredito que, tal como eu até agora, a tenham usado!) de pêlo de javali (animal que não se encontra em vias de extinção) e de cabo de madeira. Pendurei-a com um gancho do Ikea na porta de vidro da banheira e lá ficou em exposição até Julho! 


Natal de 2010
 
Escova de cerdas de javali.











Ganchos Ikea.






Porta de vidro de banheira.

Em Julho deste ano, num dia de calor daqueles em que «temos» de nos duchar mais de uma vez por dia, deparei-me com a dita escova ali mesmo onde se encontra desde há dois anos e meio! Fiquei completamente assombrada comigo mesma porque averdade é que não a via desde o Natal de 2010! Mas, meu Deus, como era possível que isto me tivesse acontecido? Onde estavam a minha força de vontade e a minha memória?

A partir de então e com o bom tempo a ajudar, iniciei-me nas automassagens diárias com escova e o creme hidrante. Demoro um tempo mínimo diário nesta tarefa e de então até hoje sinto-me sempre melhor comigo mesma. 

Devo ainda acrescentar que, segundo os fisioterapeutas, todos deveríamos poder fazer uma massagem relaxante no final de cada semana. A vida stressante que a maioria de nós vive deveria ser compensada deste modo a fim de começarmos um fim-de-semana verdadeiramente retemperador. Já fiz massagens diversas vezes ao longo da vida, mas tenho de confessar que, para além de serem caríssimas, esta relação particular é para mim tão íntima que não me dei bem com a maioria dos profissionais que mas fizeram. Assim, as automassagens diárias constituem uma alternativa que aconselho vivamente. Valem bem o esforço inicial de adaptação!

Automassagem com escovas

e automasssagem com creme.

Sem comentários:

Enviar um comentário