quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Viver bem todos os dias, segundo Joshua Becker

Joshua Becker, autor do sítio Becoming Minimalist, acredita, como eu acredito, que cada dia é uma bênção que nos é oferecida uma única vez e que, assim sendo, para vivermos uma vida boa devemos tornar excelentes todos os dias da nossa vida, um a um. Para tal Joshua Becker propõe 10 rotinas diárias:

1. Levantar cedo. As madrugadas são tranquilas, pacificantes, produtivas, energizantes e podem mesmo tornar-se a parte melhor do dia. Quem as começou a viver nunca mais se arrependeu! O primeiro passo é aprender a
tornarmo-nos madrugadores e o segundo é definir o que mais nos dá gosto fazer de manhã.

2. Comer bem. A comida é a energia que nos faz funcionar e por isso devemos cuidar da qualidade e da quantidade dos alimentos que ingerimos em cada refeição. Não se esqueça comer alguma proteína ao pequeno almoço de modo a iniciar o dia a pensar mais viva e claramente.

3. Fazer exercício. De acordo com
estudos recentes, as pessoas que fazem regularmente a exercício firmam sentir-se mais felizes, mais calmas e melhor preparadas para lidar com o que quer que seja lhes aconteça. Estes dados parecem indicar ainda que estes benefícios são imediatamente visíveis no quotidiano desde que façamos um mínimo de 20 minutos diários de exercício.

4. Levar a cabo uma grande tarefa. Todos temos projetos, trabalho e obrigações e tarefas que necessitamos de levar a cabo. Provavelmente, a lista completa de tarefas a cumprir é maior do que o que se pode efetivamente fazer num único dia. Assim para fazer o máximo possível em cada dia, escolha
uma grande tarefa da sua lista para a fazer em primeiro lugar. Se a terminar, vá para a seguinte.

5. Fazer uma coisa de que se goste. A para além das obrigações od dia a dia inerentes à vida, todos temos sonhos, objectivoas e esperanças. Temos hobbies que amamos e atividades que alimentam o melhor de nós. part from the day-to-day requirements of living life, you have dreams, goals, and hopes. You have hobbies that you love and activities that breathe life into who you are. Embrace estas oportunidades de vida e faça todos os dias uma coisa de que goste.

6. Descansar de facto. O descanso é-nos tão essencial quanto a alimentação, a água e o ar que respiramos. O nosso corpo necessita de recobrar forças diariamente e
semanalmente. Não negligencie pois a programação do descanso e não se sinta minimamente culpado de o fazer.

7. Estar presente sempre que estiver com outros. Não se distraia, participe nas conversas, faça perguntas e dê um tempo para solicitar as respostas. E olhe nos olhos as pessoas quando o fizer: os olhos das pessoas revelam muito mais do que as palavras que dizem.

8. Dar a alguém. A alegria não se encontra vivendo uma vida egoísta, centrada em nós próprios. Pelo contrário, os períodos de maior contentamento e plenitude encontram-se nos momentos e nas motivações em que
decidimos dar a outros. Por isso decida-se a investir em alguém todos os dias:. Apoie uma criança. Ajude um colega. Funde ou colabore com um empreendimento local de interajuda ou de beneficência. Ou faça apenas aquele telefonema a um amigo que necessita de saber de si.

9. Alimentar a alma. As nossa vidas são, mais do que corpo, mente, coração e alma. Dedique diariamente um tempo para alimentar a alma, abraçando a gratidão, o riso, a esperança e a fé.

10. Reiniciar. Amanhã é sempre um outro dia cheio de oportunidades. Deve tentar iniciá-lo com um enquadramento fresco e renovado. Para isso reserve 10 minutos de cada fim de dia para
limpar e refrescar a sua casa. O dia seguinte agradecer-lhe-á por isso.

Assim, se como afirma Joshua Becker, o dia de hoje se encontra entre as maiores dádivas que alguma vez nos foram concedidas, usemo-lo pois com sabedoria e recusemo-nos a desperdiçar um único que seja.

, 

Sem comentários:

Enviar um comentário